fbpx

6 dicas para manter uma rotina de estudos

Para passar em qualquer prova é preciso estudar, e mantendo uma rotina de estudos o processo fica bem mais fácil, por isso separamos 6 dicas de como manter uma rotina de estudos pra te ajudar a criar bons hábitos e se desenvolver cada vez mais nos estudos:

No caso de concurseiros a demanda de estudo é grande assim como o volume de matérias a se estudar, o que costuma gerar confusão criando dúvidas como: aonde começar a estudar, o que priorizar, como começar, etc.

Existem algumas boas práticas que podem te ajudar a construir essa rotina, podendo se estender inclusive pra algo constante na vida, já que o estudo não é apenas uma fase, e sim uma ação que tende a acontecer durante toda a vida, seja pra prestar uma prova, quanto pra investir na carreira.

Assim é preciso criar hábitos, ou seja, algo que se repita diariamente com a mesma importância de outras atividades cotidianas como se alimentar e dormir, por isso vamos para as 6 dicas que vão te ajudar a manter uma rotina de estudos:

1 – Conheça bem o seu dia a dia

O primeiro passo é se observar, compreender quanto tempo você tem pra cada coisa, em que horários você se sente mais cansado e mais disposto, quais outras atividades demandam do seu tempo e quais atividades não agregam e podem ser excluídas do seu dia.

É importante olhar para o fator do tempo inclusive para fazer um planejamento de quanto tempo você dispõe por dia para seus estudos e quanto tempo você vai precisar pra conseguir estudar todo o conteúdo da prova.

2 – Tenha um local de estudo

Ter um ambiente de estudo adequado para essa atividade é muito importante, um espaço em que o estudante não seja distraído, interrompido e que seja confortável, iluminado e arejado. Uma atitude legal é tirar possíveis distrações desse ambiente como videogames, celular, televisão.

Existem alternativas para pessoas que não possuem essas condições na sua casa como bibliotecas, espaço de coworking e salas de estudo, inclusive, você sabia que o Unicursos disponibiliza uma sala de estudos para os alunos?

3 – Estabeleça um cronograma

Uma prova como Concurso Público e Vestibulares o candidato precisa estudar diferentes matérias, e para não se atrapalhar no processo é indicado que se construa um cronograma, tornando possível distribuir o estudo priorizando aquela disciplina que exige mais.

4 – Estude em horários fixos

Para desenvolver hábitos um fator que gera maior eficácia no processo é programar um horário fixo todos os dias, criando um verdadeiro compromisso com seus estudos e programar para o seu cérebro que aquele horário está destinado a essa atividade específica, além de também manter mais organizado já que se sabe quando será o próximo momento que o conteúdo será retomado.

5 – Faça pausas

É essencial manter o foco e cumprir metas estabelecidas, no entanto o corpo precisa de pausas e descanso, de forma a recuperar as energias e para que o material seja absorvido mais facilmente.

As pausas precisam ser entre o estudo, podendo ser utilizado o método pomodoro de 25 minutos de concentração e 5 minutos de descanso (ou o tempo que você acha que consegue ficar totalmente concentrado), e também as pausas precisam ser durante o seu dia, encontrando atividades de prazer como ouvir música, ver um filme, etc.

6 – Cuide da sua alimentação

Ter uma alimentação saudável pode parecer um clichê e muitas vezes uma mentira, mas para buscar ter mais disposição e bem-estar, é muito importante incluir na rotina de estudos uma alimentação balanceada.

Comer frutas, barrinhas de cereais e sementes pode ser um verdadeiro respiro, tanto no fator de energizar quanto para suprir, além disso sempre lembrar de beber bastante água!

Venha se preparar com a Unicursos! Conheça nossos cursos preparatórios, entre em contato com nossas consultoras: 

(12) 99650-4674

(12) 9921-90791

3909-5800

Fonte: 

Folha Dirigida



Open chat