fbpx

8 dicas para manter a concentração nos estudos

Manter o foco é fundamental para um estudo de qualidade. Porém manter-se concentrado pode ser um desafio para muitos concurseiros. As distrações, o dia a dia corrido e até a alimentação podem ser fatores que influenciam neste aspecto.

Para ajudar os futuros servidores, a professora de Técnicas de Estudo da Central de Concursos, separou 8 dicas para manter a concentração. Confira:

1. Descubra o que traz mais resultado para você: estudar sozinho ou debatendo e tirando dúvida em grupo, por exemplo.

2. Alimente-se bem, de maneira equilibrada e saudável. Passar longos períodos em jejum não faz bem ao corpo nem à mente.

3. Estude em um ambiente calmo, onde você controle os estímulos que o cercam. Alguns se concentram bem ouvindo música.

4. Organize-se para realizar baterias de exercícios, de preferência com a quantidade de horas da prova oficial, para já ir treinando o dia da prova e notando possíveis situações de falta de concentração (ver também: Técnica de Pareto – foco e concentração).

5. Tenha uma organização diária de disciplinas a estudar. Comece pelo mais difícil e deixe as matérias mais fáceis para o final. Assim, irá focar seus esforços e sua energia onde mais precisa. (Aprenda a montar Mapas mentais!)

6. Dê uma pausa nas telas e desligue as notificações. O estudo não deve ser interrompido pelas redes sociais porque elas desconcentram.

7. Equilíbrio na rotina é a chave do sucesso. Organize sua rotina de estudos para que você tenha horários programados de descanso, realizando intervalos. Exemplo: para cada ciclo de 1 hora, estude 50 minutos e descanse 10. Além disso, tire pequenos intervalos de meia hora ao longo do dia para conseguir manter o ritmo e a concentração

8. Durma bem e exercite-se diariamente. Para a mente funcionar como deve, o seu corpo precisa estar bem!

 

Fonte: FOLHA DIRIGIDA