fbpx

8 passos para começar a estudar para concursos públicos

Se você tem dúvidas de como começar a estudar para concursos públicos, estas dicas vão te ajudar a definir uma jornada de estudos de forma produtiva e com foco.

 

Estabilidade financeira, melhores salários e benefícios atraentes fazem parte do sonho de todos aqueles que decidem pela carreira pública.  Ano após ano, cresce o número de pessoas em busca da sonhada vaga em um cargo público. E para isto, é preciso muita dedicação e planejamento. E é justamente nesse último ponto, que a maioria dos “concurseiros”, ao deixar de lado a etapa do planejamento, erram ao começar a estudar para concursos públicos.

Se você não quer errar, mas está em dúvida de como iniciar a sua preparação, nós separamos 8 passos objetivos que vão auxiliá-lo na jornada dos concursos públicos.

 

A chave para começar a estudar é o planejamento

Um erro comum entre os concurseiros iniciantes é não pesquisar sobre os concursos e definir seus objetivos. Sem o planejamento certo, você começará a estudar para todas as provas, sem um foco. Provavelmente tentará ver todas as disciplinas ao mesmo tempo, se sentir perdido diante tanto conteúdo, e, facilmente, perder a motivação. E desta forma, não se preparando para nada.  Aprenda a fazer um Plano de estudos

Por isso, é essencial que você siga estes 8 passos:

 

  1. Pesquise sobre as diferentes áreas

Os servidores públicos podem atuar em diferentes áreas (tribunais, fiscal, militar, educação, bancária…), por isso, é importante que você pesquisa e conheça cada uma delas. Desta forma, poderá escolher aquela pela qual você mais se interessa (você pode levar em conta o campo de atuação, atividades, remuneração, benefícios, etc.).

  1. Conheça os concursos e bancas

Com a área definida, você deverá pesquisar sobre os órgãos e concursos esperados e quais as bancas organizadoras. Resolva as provas antigas, entenda como a banca estrutura a prova e a forma de cobrar o conteúdo.

  1. Analise o conteúdo programático

Faça uma lista do conteúdo que é cobrado pelas provas, identifique quais você tem mais facilidade e em quais precisará de maior dedicação nos estudos. Com esta análise feita, você saberá qual o conteúdo em comum entre as provas, o que mais é cobrado e o que você mais precisa estudar.

  1. Antecipe-se

Não espere pela publicação do edital para começar a estudar para concursos públicos! Você deve se basear nas últimas provas realizadas e se preparar com antecedência. Desta forma, após a saída do edital (que ocorre geralmente 60 dias antes da prova) você terá apenas que cuidar da revisão e conteúdos específicos que estejam no novo edital.

  1. Monte seu Plano de estudos

Com as pesquisas anteriores feitas, você poderá montar seu plano de estudos. Isto é, você deverá definir qual(is) será(ão) seus métodos de estudos, cronograma, tempo de estudo, quais matérias serão estudadas e em que ordem, enfim, todos os detalhes para que consiga manter uma rotina de estudos bem orientada e assertiva. (Saiba mais sobre como montar meu plano de estudos).

  1. Busque ferramentas

Existem diferentes formatos e ferramentas de estudos. É essencial que você conheça as possibilidades e identifique com qual(is) você mais se adapta. Você pode fazer desde um curso presencial ou assistir videoaulas, consultar materiais teóricos em livros ou internet, fazer exercícios, construir mapas mentais e Vademecum, entre muitas outras ferramentas.

Técnica para ajudar a manter o foco nos estudos

  1. Comece já!

O planejamento é essencial, mas ainda mais importante é realmente começar! Não espere para ter certeza de que você está fazendo do jeito mais certo, ou de que este ou aquele edital será publicado. Somente com a “mão na massa” é que você poderá testar de que forma você é mais produtivo e onde estão suas facilidades e dificuldades.

Se você não “pegar o papel e lápis na mão” e realmente estudar, você nunca saíra do lugar!

  1. Paciência, motivação e resistência!

AlvoNão caia na armadilha de querer a aprovação logo no primeiro concurso feito. É preciso tempo e muito preparo para alcançar a sonhada vaga! Por isso, tenha paciência, crie sua rotina e saiba que cada pequeno avanço, já é um passo mais perto da sua conquista.

Busque motivação com aqueles que apoiam sua decisão (sejam familiares, amigos, professores), veja depoimentos daqueles que já passaram pela mesma situação e hoje já possuem o cargo público esperado, e não desista! Haverá dias de incerteza, cansaço e medo, é normal. Nestes casos, tire um tempo para você, faça algo que goste e deixe de lado todos esses sentimentos ruins. No dia seguinte, retorne e lembre-se que seu objetivo é maior do que qualquer obstáculo e acredite no seu sonho!

 

Vai lá, não espere mais! Bons estudos!

 

Até a próxima!