fbpx

Como aprender MAIS em MENOS tempo? Teorema de Pareto

Trabalhando há mais de 25 anos em concursos é muito comum ver candidatos se matricularem em cursinhos, comprar vários livros e apostilas, assistir as aulas, tentar ler todo o material. Quando o aluno já está mais avançado, começa a resolver muitas questões e se inscreve em vários concursos pelo Brasil. Só que ao realizar as provas, na maioria das vezes, não é aprovado, e aí ele pensa: é só eu estudar mais e mais, por horas a fio; vou deixar de lado um pouco a família, filhos, emprego, que o resultado virá. Mas o que, geralmente, ocorre? Reprovações e mais reprovações. Então, ele passa a se questionar se realmente vale a pena estudar tanto e acaba desistindo de seu sonho.

O que faltou?! Uma orientação, um método, um plano estratégico. E é por isso que estou aqui! Para dizer que é possível sim, você realizar seu sonho de ser aprovado em um concurso, em menos tempo do que você imagina.

Uma nova mentalidade

A primeira ideia que precisamos mudar é sobre o tempo de estudo. Não é preciso estudar muitas horas por dia, deixar família, emprego, se exilar em uma sala de estudo. Não! O essencial é o como você estuda. É preciso organização, execução planejada, e também, tempo para lazer, família. Equilíbrio é tudo.

• Técnicas e dicas para otimizar seu tempo de estudos de forma eficaz

Não é necessário sofrer. O que você precisa é ouvir ou ler a informação, entender e colocar no papel aquilo que é essencial – “poucos vitais, muito triviais” – ou seja, de um monte de informação disponível, você saber selecionar a informação vital, a mais importante, a que vai fazer a diferença em seu resultado.

E hoje, pensando nisso, vou lhe explicar uma técnica espetacular: o Princípio de Pareto (mais conhecido como princípio 80/20).

Teorema de Pareto

 O Teorema de Pareto foi criado por um matemático italiano, Vilvredo Pareto, que percebeu que, aproximadamente, 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Ele desenvolveu o princípio ao observar que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas, ou seja, este teorema nos mostra que 80% das consequências são resultados de 20% das causas.

 

Pareto no concurso público 

 Aplicando o Princípio 80/20 sobre o conteúdo programático do edital do concurso público que você está estudando, você poderá chegar à conclusão de que: 20% do conteúdo do edital (causa), respondem por 80% das questões (consequências).

Ou seja, com base nesse princípio você vai estudar apenas os assuntos que tem alta probabilidade de ser cobrado.

Melhorando um pouco mais sua margem de segurança e possibilidade de acerto, você pode estudar de 50 a 60% dos temas que serão cobrados, alcançando assim, economia de tempo e alto índice de assertividade.

Como aplicar? 

Para isso, primeiro defina qual o seu cargo e a instituição (banca) que realiza o concurso pretendido. Selecione as 5 últimas provas do cargo e banca escolhida, e analise prova a prova, questão por questão e compare com o programa do último edital, pontuando a quantidade de questões por cada item do edital.

Este procedimento vai permitir que você construa um conteúdo programático sintetizado, ou seja, um condensado de assuntos a serem estudados feito por você, com foco na banca e no cargo.

Pareto no seu material de estudo

Ao estudar um livro ou uma apostila, vá direto para o capítulo que fala sobre o assunto que lhe interessa. Em seguida vá para o fim do capítulo e veja se há quadro resumido ou questões propostas. Leia o quadro e procure resolver as questões, mesmo que nunca tenha visto o assunto e precise usar o raciocínio lógico.

Volte ao inicio do capítulo e agora sim estude. Grife aquilo que você achar mais importante – quando resolveu os exercícios você calibrou o seu cérebro a perceber quais os tópicos mais importantes do capítulo, ou seja, aplicar Pareto. Leia com atenção e grife o que é mais importante.

Faça um resumo do capítulo utilizando Mapa Mental, fazendo perguntas para o seu Vade Mecun e estude utilizando Pomodoro.

Pareto na sala de aula

Outra utilização do Teorema de Pareto é no decorrer das aulas. Para você conseguir a máxima concentração e compreensão durante as aulas, procure ler o conteúdo antes da aula acontecer. Pergunte ao seu professor ou veja o cronograma do conteúdo da próxima aula e estude antes – isto irá calibrar o seu cérebro para que fique atento ao que for mais importante do que o professor expor.

Faça anotações durante a aula, utilize Mapa Mental e faça o resumo da aula. Você vai colocar em seu mapa os itens vitais daquela aula, isto é, aplicará o principio 80/20.

Por fim…

Seja um candidato diferenciado! Tenha um planejamento estratégico, com o conteúdo programático sintetizado, faça resumos de livros, apostilas e aulas, criando um material cujo conteúdo possui alta probabilidade de ser cobrado no concurso, e cujo o autor é você.

Faça isso. Aplique todas as técnicas disponíveis. Tenha foco. Sonhe e corra para o abraço!

 

Obrigado e até a próxima!