fbpx

Como melhorar o desempenho nas questões de português ou, até mesmo, gabaritar

Como melhorar o desempenho nos estudos é uma dúvida frequente. E será que existe um segredo para alcançar o maior número de acertos na disciplina mais cobrada em concursos públicos?!

 

Sinceramente, não existe “fórmula mágica” para aumentar nosso desempenho em relação às questões de Português. Se houvesse, eu já estaria rica, vendendo o tal “segredo”. E olha que há muitos por aí fazendo isso. Todavia, esse não é o intuito do nosso primeiro encontro. Aliás, hoje se inicia uma série de postagens com dicas para você, futuro aprovado.

Vamos a elas!

Estudar Português não é fácil, existem muitas regras gramaticais, as bancas têm melhorado cada vez mais o nível das questões (vários candidatos não conseguem, às vezes, sequer entender o enunciado, ou seja, o que é pedido na questão). Ademais, a exemplo da VUNESP, surge a exigência de um domínio de vocabulário cada vez maior. Isso é reflexo do pouco hábito de leitura dos brasileiros em geral.

Diante disso tudo, resta-me dizer que o melhor jeito de se atingir a excelência é você ler o conteúdo, ou seja, o tópico de estudo (crase, concordância, regência, etc.). Em seguida, selecionar questões do tema estudado (cuidado com os “gurus” da Internet, alguns afirmam que isso não surte efeito). Mentira! Nosso cérebro precisa ser treinado a não ter “medo” de questões. Muitos alunos evitam fazê-las por medo. Parece que “errar” é ruim. Pelo contrário, o erro pode ser uma grande ferramenta. Explico melhor: se você erra uma questão, deve procurar entender o porquê e, então, buscar no seu material as razões. Tal atitude fará com que você revise o conteúdo e saiba se “autocorrigir”. Caso não consiga fazer isso sozinho, pode procurar o professor, ou outro caminho que lhe ajude a não cometer o deslize novamente.

Conheça nossos cursos preparatórios

Agora, caso tenha acertado a questão, fique feliz porque conseguiu absorver o tema estudado. Porém, não adianta fazer ciclos de exercícios somente uma vez. Nosso cérebro só aprende com as repetições. Você deve realizá-las, sempre que possível. Para mim, é lei!

Existem hoje inúmeras plataformas de acesso a questões (conheça nosso parceiro TEC CONCURSOS). Por favor, não tenha medo! Faça seus estudos por meio de questões. Só assim poderá saber como anda seu aprendizado. De nada adiantam as aulas, os vídeos se você não colocar à prova o que está estudando. Tenho um amigo e professor que faz, com os alunos, um caderno de repetição de questões. É simplesmente ótimo.

Espero que esse primeiro texto sirva de incentivo para todos que estão no “mundo” dos concursos. Os próximos serão dicas acerca de cada tópico cobrado nos editais atualmente e que vão ajudar ainda mais a melhorar o desempenho nos seus estudos.

Repito: faça exercícios, teste seus conhecimento. Não tenha medo de errar! Faz parte do “jogo”. Só não vale deixar para cometer erros no dia da prova.

Bons estudos!

Até mais!