fbpx

Como se inscrever em concurso público?

O concurseiro estuda dia e noite para se preparar para a temível prova, faz simulados e resolve exercícios. O edital é publicado e a ansiedade aumenta, e aquela dúvida repentina aparece: como se inscrever para concurso público? Por isso viemos te mostrar etapa por etapa desse processo que é o primeiro passo que te aproxima do seu sonho de ser um servidor público, segue o fio:

Primeiro de tudo você precisa saber qual a banca organizadora do concurso que você vai prestar, é lá que você vai fazer a inscrição. Normalmente você acessa o site da organizadora, clica na área descrita para concursos e consegue visualizar certames com inscrições abertas, em andamento e encerrados.

Depois vai ser fácil de ver o órgão em que quer se inscrever para então “fazer a inscrição”. Lembre-se de se atentar ao prazo de inscrição, ele não costuma ser muito longo então não deixe pra depois!

Vamos te mostrar o passo a passo em um exemplo prático a partir do concurso da PM 2021 para Soldado 2ª classe que está com inscrições abertas no período do dia 14 de janeiro até o dia 25 de fevereiro.

Como se inscrever no concurso PM 2021

1 – Entrar no site da Banca organizadora

No caso do concurso da Polícia Militar é a VUNESP

2 – Procurar a área destinada a concursos públicos com inscrições abertas

Como você pode ver na imagem nós temos no site diversas seções, e para prosseguir com a inscrição o candidato vai clicar na área de “CONCURSOS” e encontrar a área de concursos com INSCRIÇÕES ABERTAS.

Em concursos com inscrições abertas o candidato vai encontrar uma seção para o concurso da POLÍCIA MILITAR SP e informações importantes como quantidade de vagas, remuneração e requisitos.

3 – Clicar em SAIBA MAIS do concurso da PM SP

4 – Clicar em INSCREVA-SE

5 – Responda o QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

Depois de clicar para se inscrever o site vai te redirecionar para uma área de cadastro do candidato aonde você pode optar por diversas formas de cadastro como Facebook, email, entre outras.

Após esse momento de cadastro o candidato vai precisar responder um QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO, isso se deve a possibilidade do candidato de pedir insenção da taxa, pagando apenas metade do valor da taxa de inscrição (R$ 57).

6 – Complete a inscrição com suas informações pessoais

Na parte de escolher a cidade de aplicação é importante se atentar, pois esta cidade se deve apenas a fase de Exames de Conhecimento, porém a Polícia Militar do Estado de São Paulo poderá realizar as demais etapas em qualquer outra cidade. A escolha não implica que o candidato, caso aprovado, seja classificado na cidade ou região escolhida para a realização da referida etapa;

7 – Efetue o pagamento

O candidato poderá acompanhar a situação da inscrição na Área de Candidato, o pagamento poderá ser efetuado até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.

No caso de candidatos pretos, pardos e indígenas que se interessem em utilizar o sistema de pontuação diferenciada o candidado deverá:

  • declarar-se preto, pardo ou indígena;
  • declarar que não foi eliminado de concurso público ou processo seletivo no âmbito do Estado de São Paulo, nem teve anulado ato de nomeação ou admissão, em decorrência da falsidade da
    autodeclaração, nos termos da Lei Complementar nº 1.259/15;
  • manifestar interesse em utilizar a pontuação diferenciada.

Agora que já sabe como fazer para se inscrever basta apenas se concentrar e focar esses últimos meses antes da prova para estudar e revisar os conteúdos estudados! Conheça o INTENSIVÃO UNICURSOS que vai te acompanhar até a data da prova com foco no edital e na resolução de exercícios!

Entre em contato direto com nossas consultoras para mais informações:

(12) 9921-90791

3909-5800

Fonte: 

Edital CONCURSO PM SP



Open chat