fbpx

Concurso Banco do Brasil: registra 1,5 milhão de inscritos e se consagra como a maior seleção já realizada no país

Foram registradas 1.645.975 inscrições no total, sendo 1.605.751 inscritos para as vagas de escriturário – agente comercial (tradicional) e 40.224 inscritos para as oportunidades de escriturário – agente de tecnologia (TI).

 

Segundo o Banco do Brasil, o quantitativo surpreendeu, tornando o concurso o maior da história do país, segundo a Fundação Cesgranrio, organizadora.

“Os números de candidatos superaram as nossas expectativas. A procura por uma vaga no Banco do Brasil nos deixa orgulhosos por termos cumprido o objetivo de atrair novos talentos, em nível nacional. Acreditamos que os candidatos foram atraídos pelas oportunidades de ascensão e encarreiramento que o BB oferece, além do conjunto de benefícios”, disse o vice-presidente corporativo do BB, Ênio Mathias.

De acordo com especialistas, alguns dos motivos que justificam a grande procura pelo certame é o aumento do desemprego e o grande tempo de concursos represados em todo o país, em decorrência da contenção de gastos e das dificuldades econômicas ocasionadas pela crise de saúde e a Covid 19. A última grande seleção do país ocorreu em 2014, quando a Caixa Econômica Federal registrou mais de 1 milhão de inscritos em seu concurso para técnico bancário, médico do trabalho e engenheiro.

Não é possível trazer ainda a relação de candidatos/vaga do concurso, já que a concorrência é regionalizada. Se os candidatos disputassem as vagas de forma nacional, ou seja, concorrendo com candidatos de todo o país, o agente comercial teria 802,75 candidatos/vaga. No entanto, apenas quando o BB divulgar a relação por microregiões será possível fazer esta conta.

Previstas para terminarem, inicialmente, no dia 28 de julho, as inscrições para o concurso Banco do Brasil foram prorrogadas e encerradas às 23h59 do último sábado, 7 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio .

 

Vagas

Ao todo, o concurso conta com 4.480 vagas para a carreira de escriturário, de nível médio. Neste ano, no entanto, as oportunidades foram distribuídas por dois perfis profissionais:

agente comercial (escriturário tradicional) – 4 mil vagas, sendo 2 mil imediatas e 2 mil para cadastro reserva; e
agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – 480 vagas, sendo 240 imediatas e 240 para cadastro reserva.

 

Prova

Os candidatos do concurso Banco do Brasil serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames estão previstos para o dia 26 de setembro, com cinco horas de duração.

A prova objetiva contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos.

 

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões

Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Vendas e Negociação (15 questões com valor de 1,5 ponto cada).

 

Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos – 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos – 45 questões

Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).

 

Após a primeira etapa, os candidatos serão classificados por microrregião/macrorregião/UF e de acordo com o total de pontos obtidos.

Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% no conjunto das provas objetivas, em Conhecimentos Básicos ou na parte Específica.

Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o dobro do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

A redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, terá caráter eliminatório. A avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período. Os selecionados serão contratados, durante esse prazo.

 

Resumo

  • Órgão: Banco do Brasil
  • Cargos: escriturário
  • Vagas: 4.480 vagas
  • Requisito: nível médio
  • Remuneração: R$4.508,40
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Inscrições: de 24 de junho a 7 de agosto
  • Provas: 26 de setembro

 

Você sabia que a Unicursos tem um Preparatório para o concurso do Banco do Brasil?  Corre pra conhecer e já se preparar para este concurso que cada vez se mostra mais perto de acontecer!

Conheça nosso preparatório, entre em contato com nossas consultoras: 

(12) 99650-4674

3909-5800

 

Fonte: 

FOLHA DIRIGIDA

JC CONCURSOS



Open chat