fbpx

Concurso PF agente administrativo: em um ano, 114 aposentadorias

Após completar um ano desde o término da validade do último concurso PF para agente administrativo, a Polícia Federal confirmou o pedido para novo edital ao Governo. Ainda não foi anunciado o quantitativo solicitado. Sabe-se, porém, que de lá para cá foram 114 aposentadorias, que precisarão ser supridas.

O concurso PF agente administrativo teve o edital publicado em 2013 e foi homologado em 2014, com validade de dois anos. Após esse prazo, foi prorrogado por mais dois anos, até junho de 2018. Dessa forma, a corporação não tem mais cadastro de reserva válido.

De acordo com os dados obtidos no Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, desde o fim da validade foram 114 saídas por aposentadorias registradas para a carreira de nível médio da PF.

De junho a dezembro de 2018, foram 31 servidores aposentados, enquanto que somente em 2019, até o último mês, são 83 servidores a menos. As inatividades, segundo o PEP, são classificadas como voluntárias ou por invalidez.

Cerca de 20% dos servidores já podem se aposentar

O déficit de agentes administrativos da Polícia Federal é grande. E essa carência deverá ser ainda maior em virtude das aposentadorias que já aconteceram e daquelas que já são esperadas pela corporação.

O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, informou que o déficit de pessoal gira em torno de 5 mil servidores. A federação realizou um estudo aprofundado sobre a atual carência na área de apoio.

Ainda segundo Boudens, dos cerca de 3 mil servidores administrativos que a PF tem atualmente, 679 deles já estão aptos a se aposentar. Isso indica que aproximadamente 22% dos servidores já estão nas condições de deixar o quadro pessoal e elevar ainda mais o déficit.

Concurso PF: confirmado envio de pedido para novo edital

Em meio a esse cenário, a boa notícia é que um novo concurso foi solicitado e poderá ser realizado. A Polícia Federal confirmou à FOLHA DIRIGIDA que enviou, dentro do prazo de 31 de maio, um novo pedido de edital ao Governo.

Ainda não se sabe quantas vagas foram pedidas pela PF, mas espera-se que contemple a todas as carreiras, bem como a área administrativa. Os cargos da área policial são destinados apenas a quem tem nível superior.

 

LEIA MAIS…

 

Fonte: FOLHA DIRIGIDA