fbpx

Concurso PM PR e Bombeiros-PR 2020: banca é contratada para 2.400 vaga

Polícia Militar do Estado do Paraná vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PR 2020) com 2 mil vagas. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 06 de março, o contrato com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) para organização do certame, que está previsto para ser publicado até o dia 20 de março.

O contrato com a banca foi assinado no dia 03 de março no gabinete de Gestão e Informações do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O governador iniciou o anúncio do concurso agradecendo ao apoio dos parlamentares e da própria Polícia Militar do Paraná. “Não se faz Segurança Pública sem a força física. Com esse compromisso, nós damos hoje início ao concurso público com mais de 2.400 profissionais que vão equipar e colaborar com a nossa Polícia Militar do Paraná”, disse.

A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR, banca organizadora, é receber cerca de 150 mil inscrições. O número é quatro vezes maior que o número de pessoas que prestaram o último vestibular da instituição, que teve 38 mil inscritos. O último edital da PM foi aberto em 2013 com 120 mil inscritos.

A banca organizadora também vai organizar o concurso para o Corpo de Bombeiros do Paraná com 400 vagas.

“Cujo objeto é a prestação de serviços técnicos especializados de planejamento e execução de concurso público para provimento de cargos de soldados policiais militares (PM) e soldados bombeiros militares (BM), para a Polícia Militar do Paraná (PMPR). Contratada: Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, TEC,” diz o texto.

Em outubro, quando autorizou o concurso, o governador também falou sobre a abertura do concurso. “Esse era um compromisso assumido que estamos concretizando. O reforço no policiamento vai contribuir para que o Paraná siga perseguindo índices de criminalidade cada vez menores”, disse o Ratinho Júnior durante a assinatura.

No dia 04 de setembro, o governador do Estado já havia anunciado a autorização dos concursos da PM, Polícia Civil, Bombeiros e Depen-PR. Ao todo, foram mais de 2.800 vagas autorizadas.

Leia também: Concursos da Polícia Civil 2020: mais de 10 mil vagas com salários de até R$ 19 mil

O Concurso PM PR 2020

Para concorrer a uma das vagas do concurso da PM-PR, o candidato deverá ter diploma, devidamente registrado, de conclusão do Ensino Médio em escola pública ou particular reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino, ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia da inscrição, ou seja, não ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia de inscrições, e os demais critérios para a posse previstos no edital. A remuneração inicial é de R$ 4.180,07.

Policial tem missão de desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública. A contratação é realizada sob regime estatutário, em conformidade com a legislação constitucional e infraconstitucional aplicável.

O Deputado Mauro Moraes publicou em seu site oficial a atual situação da corporação. “E a previsão para o próximo ano é de que pelo menos 1.500 policiais estarão na reserva em decorrência do veto do Governo ao abono permanência para quem completa 25 anos de serviço. Por isso a necessidade de realização de um concurso em breve. É preciso levar em consideração o tempo entre a realização de um processo de seleção e a escola. A reposição de aposentadoria leva pelo menos dois anos para acontecer na prática, quando o policial está apto a trabalhar na rua”, diz o texto

“Não podemos aguardar sequer por mais um ano para iniciar a primeira fase desse processo seletivo. As políticas de segurança pública ficariam absolutamente comprometidas”, finaliza o deputado. No mês de setembro de 2017, Assembleia Legislativa do Paraná vetou o Projeto de Lei do Poder Executivo que pretendia restringir por três anos a realização de concursos para a PM e Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.

“Ampliação do efetivo é tema urgente para conter caos na segurança”, diz Moraes

Apesar dos indicadores apresentados pelo Governo do Estado que apontam para a redução da de crimes contra a vida no Paraná, fruto da atuação das forças policiais em todas as regiões do estado, a maior parte da população paranaense vive apreensiva com a ação de criminosos. “Bandidos estão bem equipados e recrutam nossos jovens com maior rapidez que o Estado prepara policiais. Por isso precisamos garantir a ampliação de nosso efetivo, o que só é possível mediante a realização de concurso público”, defende o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Em meio a onda de violência que avança sobre o país e também sobre o Paraná, Moraes diz que o protocolo não pode ficar estagnado e sem uma resposta rápida.

PREPARE-SE: CURSO POLÍCIA CIVIL SP COMPLETO

Lotação dos aprovados Concurso PM PR

Assim como aconteceu no último concurso, a expectativa é que os policiais sejam lotados em qualquer uma das unidades pertencentes à Região Militar escolhida (abrangendo todos os municípios, distritos, vilas e demais localidades que estejam sob a responsabilidade territorial da Unidade) pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, salvo promoção, após este período poderá ser lotado em qualquer unidade do Estado do Paraná.

Etapas do concurso PM PR 2020

O concurso da Polícia Militar do Paraná deverá ser composto por:

a) PROVA DE CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

b) EXAME DE CAPACIDADE FÍSICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

c) EXAME DE SANIDADE FÍSICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

d) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

e) PESQUISA SOCIAL E DOCUMENTAL: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório.

 

LEIA MAIS

Fonte: Notícias Concursos