fbpx

Concursos Públicos – Previsão 2021

É sabido que muitos certames estão parados devido a pandemia do coronavírus, por isso a esperança é de que no ano que vem tudo seja retomado e os concursos voltem com tudo! Portanto não deixe os estudo pra depois. Acompanhe através desta matéria as previsões de concursos para o próximo ano…

 

Poder Executivo Federal

 

  • Concurso PRF: Já foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro a realização de um novo concurso PRF. A previsão é de 2,6 mil vagas para Policial Rodoviário Federal, e segundo o diretor-executivo o Projeto básico já foi elaborado e enviado. Além disso foi solicitado também um pedido para Agente Administrativo, a solicitação é de 138 vagas para o cargo de nível médio.
  • Concurso Polícia Federal: novos editais podem ser publicados ainda em 2020, mas a realização das provas pode ocorrer somente em 2021. Foi solicitado 1.508 vagas, sendo 1000 da área policial e 508 administrativas.
  • Concurso Receita Federal: fontes internas anunciaram que o subsecretário-geral da Receita Federal anunciou que existem chances de um novo concurso acontecer em 2021. Um novo pedido foi realizado para mais de 3 mil vagas destinadas aos cargos de Auditor-Fiscal, Analista Tributário, Analista Técnico – Administrativo e Assistente Técnico Administrativo.
  • Concurso INSS: O Instituto Nacional do Seguro Social não envia pedido de concurso para ser aberto em 2021, mas diz avaliar o concurso a partir de 2022. O novo pedido é para 7.888 vagas para funções de nível médio e nível superior.

 

Polícia Militar

 

  • Soldado da PM: Um dos editais do Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Concurso PM SP Soldado) já está pronto com uma oferta de 2.700 vagas para o cargo de Soldado 2ª classe. O chefe de gestão da PM SP confirmou que os próximos editais só devem ser publicados quando os outros Concursos da PM SP forem completamente finalizados, o que deve ocorrer no ano de 2021.
  • CFO: Para Aluno-Oficial da Polícia Militar de São Paulo foi publicado em abril um edital com oferta de 130 vagas, porém foram suspensas as inscrições devido ao estado de calamidade pública.

 

Concursos Tribunais

 

  • TREs: Na PLOA de 2021 há autorização para 982 provimentos para o próximo ano. É possível que com a previsão de mais provimentos, os TREs comecem a planejar novos concursos públicos para serem realizados no próximo ano.
  • TJ SP: No momento as seleções estão suspensas devido ao estado de calamidade pública. Com isso, as fatas para expiração foram postergadas. Ambos os concursos, interior e capital estão com datas previstas para vencer somente em 2021. Porém o TJ SP mantém uma tradição de lançar um concurso novo assim que expirado.
  • TRTs: A PLOA de 2021 trouxe uma quantidade de provimentos superior a 2020, sendo ao todo 747 provimentos autorizados para o próximo ano. Além disso desde marco de 2020, nomeações que não gerassem despesa, como provimentos realizados por vacâncias de aposentadorias, foram autorizados, o que significa que a Justiça de Trabalho está contendo gastos, o que pode levar a novos concursos públicos em 2021.

 

Ministério Público

 

  • MPU: A assessoria do órgão afirmou que existe a intenção de realizar um novo edital ainda nesta gestão, mas que deve acontecer em 2021 por conta de problemas no calendário da banca. Além disso a PLOA de 2021 trouxe uma previsão de 97 provimentos.
  • MP SP: O Ministério Público do Estado de São Paulo realizará novo concurso para Promotor de Justiça. O certame esta autorizado desde dezembro de 2019, serão 150 vagas e remuneração inicial de R$ 28.883,97, podendo chegar até R$ 35.462,22

 

Bancos e Administrativos

 

  • Concurso CAIXA: o banco não abre um certame desde 2014, e recentemente houve uma convocação de 296 aprovados, a déficit do banco é grande e por isso um novo edital é aguardado.
  • Banco do Brasil: Uma fonte interna informou que o novo edital pode ser publicado em 2020, mas por conta da pandemia o andamento do concurso foi interrompido. A previsão é de 120 vagas iniciais para área de Tecnologia da Informação.
  • Banrisul: o último concurso do BANRISUL teve edital publicado em 2018 e provas aplicadas em 2019, mas não terá a validade prorrogada, por isso o banco está livre para realizar nova seleção.

 

 

Policiais

 

  • Concurso da PC SP – Mesmo com a autorização do concurso, o prazo está suspenso devido a pandemia do novo Coronavírus, assim a publicação do edital será adiada contendo as restrições impostas em razão do Estado de Calamidade Pública. As vagas esperadas são 2.939, sendo: 1600 oportunidades para escrivão, 900 para investigador, 250 para delegado e 189 para médico legista. Todas as carreiras são nível superior.

 

Municipais

 

Concurso Jacareí: No começo do ano de 2020 a prefeitura de Jacareí postou um edital com oportunidade para diversos cargos, devido a pandemia o concurso foi suspenso, e por isso tem a previsão de acontecer após o fim do decreto de calamidade pública.

 

Comece a se preparar para os concursos que estão previstos! Acesse: Unicursos Preparatório

Fonte:

Folha Dirigida