fbpx

Concursos SP: Quais podem acontecer após o decreto?

O Decreto nº 65.453 publicado no dia 13 de janeiro declarou suspenso concursos públicos de São Paulo até dezembro de 2021, veja então na matéria quais editais que podem ser publicado no Estado ainda este ano:

O governador de São Paulo, João Doria, publicou o decreto nº 65.453 que veda a abertura de novos concursos até dezembro de 2021, e ficam suspensas também seleções em andamento no estado e nomeações para cargos e empregos públicos.

O objetivo do decreto é reduzir as despesas com pessoal em razão da pandemia, então quais concursos ainda podem ser abertos em 2021 mesmo com o Decreto?

Começamos pelas universidades públicas estaduais, que dependendo da disponibilidade orçamentária, poderão realizar novos concursos em 2021. Os concursos suspenso são concursos no âmbito da Administração Direta e das autarquias do Estado de São Paulo. Assim, órgãos que possuem autonomia administrativa podem decidir por novos concursos.

Tribunais, Ministério Público, Procuradoria Geral do estado e Prefeituras poderão publicar editais para ingresso de servidores já que possuem autonomia.

As aplicações de provas de concursos federais, como para Polícia federal (PF) e para a Polícia Rodoviária federal (PRF) vão acontecer normalmente, podendo ser realizadas no Estado de São Paulo.

Os concursos públicos em São Paulo que podem ser abertos em 2021 apesar do decreto são:

  •  Universidades estaduais;
  • Tribunal de Justiça de São Paulo;
  • Tribunal de Contas do Município de São Paulo;
  • Tribunal de Justiça Militar;
  • Procuradoria Geral do Estado;
  • Ministério Público do Estado;
  • Prefeitura de São Paulo e demais municípios.

Concurso Público Polícia Militar

A Polícia Militar de São Paulo divulgou no dia 9 de janeiro um edital com 2.700 vagas ofertadas para soldados. O curso exige nível médio completo, idade de 17 a 30 anos e CNH entre as categorias ‘B’ e ‘E’, além da altura mínima exigida, 1m55 para mulheres e 1m60 para homens.

A remuneração de início de carreira é de R$ 3.164,58 mensais. As inscrições podem ser feitas no site da banca organizadora, a Fundação Vunesp até o dia 25 de fevereiro.

Após o decreto o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo emitiu uma nota de esclarecimento sobre os concursos. O setor declarou que as etapas de seleção não sofrerão ajustes no prosseguimento das etapas.

As inscrições para 130 vagas de aluno-oficial da polícia militar também estão abertas até o dia 09 de fevereiro, e podem ser realizadas também pelo site da Vunesp.

Concurso Público Polícia Civil SP

O concurso da Polícia Civil de São Paulo está autorizado desde 2019 pelo governado João Doria. O aval é para 2.939 vagas, sendo:

  • 250 para delegado;
  • 1600 para escrivão;
  • 900 para investigador; e
  • 189 para médico legista.

As carreiras exigem nível superior e os salários chegam a R$ 10 mil. A Polícia civil declarou que a autorização para o concurso PC SP fica congelada durante a vigência do decreto estadual, e a PC SP disse que “a retomada dos concursos está em análise”, sendo que quando a situação for normalizada não será necessária a publicação de um novo aval.

E então, o que fazer?

A recomendação é para continuar estudando, quanto mais tempo de estudo melhor! Aproveite esse tempo para se dedicar, o edital pode não abrir esse ano, mas vai abrir logo após o fim do decreto e a estabilização da situação pandêmica, e por isso você precisa estar preparado!

Venha se preparar com a Unicursos! Conheça nossos cursos preparatórios, entre em contato com nossas consultoras: 

(12) 99218-0791

(12) 9921-90791

3909-5800

Fonte: 

Folha Dirigida



Open chat