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Câmara - São José dos Campos

OBJETIVO DO CURSO

Este curso visa preparar os candidatos nas disciplinas chaves
que caem em praticamente todos esses concursos. O foco
deste preparatório são os conteúdos básicos exigidos pelos
editais, preparando o candidato para diferentes provas e
bancas. Com o conteúdo básico dominado, o candidato poderá
se preocupar apenas com as disciplinas específicas de cada
concurso, potencializando suas chances de ser aprovado.

Nosso Preparatório

A carreira de técnico legislativo tem como requisitos: ensino médio ou curso técnico completo (antigo 2º Grau), em Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.

Remuneração: R$3.677,97. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana.

Banca: Vunesp.

atribuições: Efetuar atividades administrativas diversificadas ou de natureza técnica, dar suporte ao desenvolvimento das atividades desempenhadas na área de atuação, realizar análise e acompanhamento de documentos e executar outras atividades correlatas que requeiram conhecimentos específicos da referida área, eventual condução de veículos oficiais no desempenho de suas tarefas

Ultima Prova: duração de 3 horas com 50 questões:

Disciplinas:

Português e Interpretação de Texto (56/48h)

Atualidades (12/12h)

Matemática e Raciocínio Lógico(52/48h)

Noção de Direito (60/48h)

Revisão com Exercícios (28/28h)

TURMAS: 

MANHÃ

Horário: Seg a Sex 08h às 12h

Carga Horária: 208 h

Início: 27/Outubro/2021

NOITE

Horário: Segunda a Sexta 18h30 às 22h30

Carga Horária: 208h

início: 27/Outubro/2021

 

Simulados para auto avaliação e teste – Simulados periódicos
no mesmo formato da prova real.

Sala de Estudo – Em nossa estrutura física, sala com mesas em
forma de baias, com ar condicionado e todo conforto que você
precisa

Plantão de Dúvidas – Plantões de Dúvidas online.

Aulas gravadas e disponibilizadas para ver quantas vezes
quiser até o fim de cada módulo.

Material em PDF das aulas. – Material com teoria e exercícios
específicos para o concurso do INSS.

Técnicas de Aprendizagem – Aprenda como estudar
corretamente e colher o máximo de sua preparação.

Grupo Exclusivo do Whatsapp – Aqui você ficará por dentro
de todas as novidades, receberá conteúdos exclusivos do curso,
dicas de nossos professores e notícias sobre os principais
concursos.

Aulas de Revisão com exercícios no final de cada disciplina

  • Assista as aulas presencialmente nas salas do Unicursos e caso perca alguma aula ou fique com duvidas você pode assistir as aulas gravadas quantas vezes quiser até o fim de cada módulo.
  • Você também pode assistir as aulas online ao vivo ou assistir as aulas gravadas

 

Importante

*Poderá haver revezamento obedecendo a legislação anti-covid para sua segurança e dos demais alunos presenciais.

** Durante a transmissão ao vivo poderá haver problemas de conexão. Neste caso a aula será ministrada em consideração aos alunos presenciais, no entanto a aula será gravada.

*** As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma em até 72 horas a contar do dia útil posterior ao dia da aula ministrada.

 

Cuidados a serem tomados durante as aulas Presenciais em nossas salas:

  • Uso obrigatório de máscara e álcool em gel
  • Distanciamento de 1,5m

 

Caso você queira começar seu curso imediatamente o Unicursos
disponibilizará todas as aulas gravadas que já foram
ministradas sem custos.

As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma
em até 72 horas a contar do dia útil posterior ao dia da aula
ministrada.

HORÁRIO DAS AULAS: poderá haver períodos sem aula, mas
que não comprometem a carga horária total do curso;
– As vagas são limitadas, e não fazemos reservas!
– Descontos provenientes de convênios ou promoções não
incidem no valor do material;
– Pagamentos: à vista (dinheiro ou cartão) ou parcelado com
cheques pré-datados ou cartão de crédito;
– No caso de publicação do edital, com o curso ainda em
andamento, o conteúdo programático e estrutura do curso será
alterado para atender à data da prova (com possível aumento
da carga horária e aulas aos finais de semana).

CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de
textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos.
Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de
palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo,
advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que
imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e
nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal.
Crase. Matemática e Raciocínio Lógico: Matemática: Resolução
de situações-problema, envolvendo: adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números
racionais, nas suas representações fracionária ou decimal;
Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem;
Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações
do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau;
Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento,
superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela
ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética
simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro,
volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales. Raciocínio Lógico:
Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos,
sequências. 35 Atualidades: Questões relacionadas a fatos
políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e
internacionais, ocorridos a partir do 1º semestre de 2021
divulgados na mídia local e/ou nacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções de Direito Constitucional: Constituição Federal. 1. Título
I – Dos princípios fundamentais (artigos 1º a 4º). 2. Título II – Dos
Direitos e Garantias Fundamentais: Capítulo I (artigo 5º); Capítulo
II (artigos 6º a 11); Capítulo III (artigos 12 e 13). 3. Título III – Da
Organização do Estado: Capítulo I (artigos 18 e 19); Capítulo IV
(artigos 29 a 31); Capítulo VII (artigos 37 a 41).
Noções de Direito Administrativo: 1. Estado, governo e
administração pública: conceitos, elementos, poderes e
organização; natureza e fins. 2. Direito Administrativo: conceito,
fontes e princípios. 3. Organização administrativa: administração
direta e indireta. 4. Ato administrativo: conceito; requisitos;
atributos; extinção, desfazimento e saneamento; classificação,
espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. Lei nº
8.429/1992 (artigos 1º a 13). Legislação Municipal: Lei Orgânica
Municipal de São José dos Campos. 1. Título I – Da Organização
Municipal: Capítulo I (artigos. 1º a 5º); Capítulo II (artigos 6º a 8º);
Capítulo III (artigos 9º a 20); Capítulo IV (artigos 21 a 24). 2. Título
II – Do Poder Legislativo: Capítulo I (artigos 25 a 31); Capítulo II
(artigos 32 a 44); Capítulo III (artigos 45 a 50); Capítulo IV (artigos
51 a 53); Capítulo V (artigo 54); Capítulo VII (artigo 61). Lei
Complementar Municipal nº 56, de 24 de julho de 1992. 1. Título
IV – Do Regime Disciplinar (artigos 97 a 120). 2. Título V – Do
Processo Administrativo Disciplinar (artigos 121 a 130).
REDAÇAO
Na prova de redação, espera-se que o candidato produza um texto
dissertativo-argumentativo (em prosa), de acordo com a norma-padrão
da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos
auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos
produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos
mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância
de apresentar um texto bem articulado. A prova de redação será
avaliada conforme os critérios a seguir: a) Tema: avalia-se, neste critério,
se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao
tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida
em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. b)
Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui,
conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto
proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de
texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em
qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. Na
avaliação do gênero/tipo de texto, observa-se como o candidato
sustenta a sua tese, em termos argumentativos, e como essa
argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do
texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Sabe-se
que é comum, em textos dissertativos, a exposição de fatos e opiniões,
mas é imprescindível que haja um posicionamento por parte do autor da
redação, a partir da defesa (clara) de um ponto de vista. No gênero/tipo
de texto, avaliase também o tipo de interlocução construída: por se
tratar de uma dissertação-argumentativa, deve-se prezar pela
objetividade. Sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de
segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Além disso,
também poderá ser penalizada a referência direta à situação imediata
de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da
coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação),
porque é importante que o texto escrito pelo candidato tenha
autonomia, isto é, não dependa da consulta (por parte do leitor) da
proposta de redação (textos de apoio e frase temática) para ser
amplamente compreendido. Na coerência, serão observados o nível de
compreensão (por parte 23 do candidato) dos textos de apoio da
proposta, o conhecimento de mundo (repertório) do candidato, a
pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista
adotado e a capacidade do candidato para desenvolver, relacionar e
encadear satisfatoriamente as informações e ideias abordadas no texto.
Assim, na avaliação deste critério, serão consideradas aspectos
negativos: a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de um
posicionamento (por parte do autor da redação) na defesa de um
determinado ponto de vista, a falta de autonomia do texto, a presença
de contradição entre as ideias, a falta de desenvolvimento dos
argumentos e a presença de conclusões não decorrentes do que foi
previamente exposto. c) Expressão (coesão e modalidade): consideramse, neste item, os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da
norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização
dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições,
conjunções etc.), de modo a tornar a relação entre palavras, orações,
períodos e parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados
aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego
inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os
aspectos gramaticais, tais como ortografia, acentuação, pontuação,
regência, concordância (verbal e nominal) etc., bem como a escolha
lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade
expressa em palavras e expressões

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