fbpx

Curso Projeto Federal

OBJETIVO DO CURSO

Este curso visa preparar os candidatos nas disciplinas chaves que caem em praticamente TODOS os concursos federais. O foco deste preparatório são os conteúdos básicos exigidos pelos editais, preparando o candidato para diferentes provas e bancas.

Com o conteúdo básico dominado, o candidato poderá se preocupar apenas com as disciplinas específicas de cada concurso, potencializando suas chances de ser aprovado.

Nosso Preparatório

Anualmente, instituições como Ministérios, Fundações e Autarquias Federais, solicitam concursos afim de preencher seus quadros de servidores. Atualmente, os concursos com pedido de tramitação no Ministério do Planejamento são para o INSS, IBAMA, ANA, ANTT, IBGE, RECEITA FEDERAL. Além desses concursos estão previstos concursos para o MPU, TRF, CTA, INPE.

1ª OPÇÃO – REGULAR COMPLETO

Disciplinas:
Administração (28h/24h)
AFO (24,5h/24h)
Direito Administrativo (42h/36h)
Ética (3,5h/4h)
Direito Constitucional (38,5h/36h)
Raciocínio Lógico (35/32h)
Português (63h/52h)
Regime Jurídico (21h/20h)
Redação Discursiva (7h/8h)
Informática (42/40h)
Obs.: Os números entre parênteses referem-se a carga horária nos períodos da manhã/noite e sábado, respectivamente.

TURMA MANHÃ: Seg a quinta
HORÁRIO: 08h às 11h30
CARGA HORÁRIA: 297 horas (aprox. 7 meses)
INÍCIO: 20/Janeiro/2020

TURMA NOITE: Seg a quinta
HORÁRIO: 19h às 22h30
CARGA HORÁRIA: 297 horas (aprox. 7 meses)
INÍCIO: 20/Janeiro/2020

TURMA SÁBADO
HORÁRIO: 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
CARGA HORÁRIA: 276 horas (aprox. 10 meses)
INÍCIO: 18/Janeiro/2020

Renata Sonnewend
– Professora e Assessora do MPU
– Pós-Graduação em Direito do Trabalho
– Mestrado em Processo Penal e Penal

O curso preparatório para concursos difere muito do ensino regular, devido a grande quantidade de conteúdo a ser ministrado em um curto espaço de tempo para alunos com formação heterogênea. Por isso, exige do aluno dedicação e habilidade para acompanhar o nível das aulas.

O curso é formado por aulas teóricas expositivas, mesclando com simulados e exercícios, abordando de forma objetiva os principais tópicos do programa didático. As aulas ocorrerão dentro da carga horária contratada. Poderá haver períodos ou janelas durante o curso, lembrando que a duração do curso é baseada em carga horária e não em meses.

  • Brinde: fichário ou camiseta Unicursos (contratos mais de 100h);
  • Descontos em serviços de parceiros Unicursos (lista no site e Portal);
  • Monitor em sala;
  • Simulados online;
  • Plantão de dúvidas gratuito;
  • Sala de estudos;
  • Espaço gourmet (convivência e refeição).

Descontos na matrícula para:

  • Ex-alunos;
  • Não residentes em S. J. dos Campos;
  • Funcionários Públicos;
  • Associados de diversos Sindicatos e organizações (veja lista ao lado)
  • Material Didático: Incluso no valor do curso. Materiais complementares (slides, lei seca, exercícios extras) serão disponibilizados para download pelo portal do aluno;
  • Horários de aulas: poderá haver períodos sem aula, mas que não comprometem a carga horária total do curso;
  • Turmas com formação mínima de 30 alunos;
  • As vagas são limitadas, e não fazemos reservas!
  • Descontos provenientes de convênios ou promoções não incidem no valor do material;
  • Pagamentos: à vista (dinheiro ou cartão) ou parcelado com cheques pré-datados ou cartão de crédito;
  • Para acesso à escola é necessário o uso de carteirinha. O custo para aquisição é de R$ 15.
  • Poderá haver aulas em outro endereço.
  • O programa do curso PROJETO FEDERAL (BÁSICO) não sofrerá alterações mediante a divulgação de editais. Disciplinas
    específicas ou complementares, podem ser ofertadas na escola após a publicação do edital.
  • Caso algum edital seja divulgado durante o curso, será estruturada uma nova turma intensiva, com as
    disciplinas específicas e complementares, com aumento de carga horária semanal e aulas nos fins de
    semana.

PORTUGUÊS

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,Emendas Constitucionais e Emendas Constitucionais de Revisão: princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. 3 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direitos sociais; direitos de nacionalidade; direitos políticos. 4 Organização político-administrativa: das competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 5 Administração Pública: disposições gerais; servidores públicos. 6 Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal; Conselho Nacional de Justiça; Superior Tribunal de Justiça; Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; Tribunais e Juízes do Trabalho; Tribunais e Juízes Eleitorais; Tribunais e Juízes Militares; Tribunais e Juízes dos Estados. 7 Funções essenciais à Justiça: do Ministério Público; Advocacia Pública; Advocacia e da Defensoria Pública; 8. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. O Controle Externo e os Sistemas de Controle Interno. Tribunal de Contas da União. O Poder Executivo e o Poder Judiciário. O Ministério Público.

DIREITO ADMINISTRATIVO – 1 Noções de organização administrativa. 2 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 3 Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. Controle judicial, legislativo e executivo.  4 Agentes públicos. 4.1 Espécies e classificação. 4.2 Cargo, emprego e função públicos. 5 Poderes administrativos. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 6 Licitação. 6.1 Princípios, dispensa e inexigibilidade. 6.2 Modalidades. Pregão 6.3 Lei nº 8.666/1993.Contratos . 7 Controle e responsabilização da administração. 7.1 Controles administrativo, judicial e legislativo. 7.2 Responsabilidade civil do Estado. 8. Lei de Improbidade Administrativa. 9. Processo Administrativo. Terceiro Setor. Serviços Públicos RJU –  Direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social.  Lei nº 8.112/1992 (todos os dispositivos).

ÉTICA DO SERVIÇO PÚBLICO – 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994).e Decreto nº 6.029/2007.

INFORMÁTICA – Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010, 2013 e LibreOffice 5 ou superior). Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet; Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome); Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird); Sítios de busca e pesquisa na Internet; Grupos de discussão; Redes sociais; Computação na nuvem (cloud computing). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: Procedimentos de segurança; Noções de vírus, worms e outras pragas virtuais; Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.); Procedimentos de backup; Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

RACIOCÍNIO LÓGICO Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

ADMINISTRAÇÃO – Administração Geral: 1.Processo  organizacional:  planejamento, organização, direção,  controle  e  avaliação.  2.Planejamento 2.1.Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para  se  desenvolver  a  estratégia,  questões-chave  em estratégia. 2.2.Ferramentas  de  análise  de  cenário  interno  e  externo. Características das  organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização 3. Liderança, motivação e satisfação no trabalho. 3.1. Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação.3.2. Trabalho em equipe 4. Gerenciamento de processos 4.1. Indicadores de desempenho; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade  5. Gestão de Pessoas. 5.1.Recrutamento e seleção de pessoas. 5.2. Análise e descrição de cargos. 5.3. Programas de treinamento e desenvolvimento 5.4. Avaliação de desempenho 5.5. Gestão de Competências 6. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; 6.1. Fatores que afetam a decisão; tipos de decisões. 6.2.Gestão: Gerenciamento de projetos. 6.3. Controle administrativo. 6.4.Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. Administração Pública: Administração pública, princípios gerais da administração.7. A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado.7.1 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.. 7.2. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 7.3. Experiências de reformas administrativas. 7.4. O processo de modernização da Administração Pública. 7.5. Evolução dos  modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. 7.6. Governabilidade, governança e accountability.

AFO/ORÇAMENTO PÚBLICO: Conceitos e princípios. O orçamento na Constituição de 1988. Processo de planejamento do orçamento: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Créditos adicionais. Lei no 4.320/1964. Decreto no 93.872/1986. Lei Complementar no 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Orçamento-programa. Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução e avaliação. Conceituação e classificação da receita e da despesa orçamentária brasileira. ­­

Ficou interessado e quer receber mais informações?

Cursos Similares