fbpx

Dicas: Como estudar em casa?

Devido ao COVID-19 todos tivemos que nos adaptar, nos recolher e mudar nossos hábitos e costumes. Colocar máscara, passar álcool em gel, trabalhar em home office e, na educação não foi diferente, as aulas ficaram remotas assim como nossos estudos, e por isso trouxemos algumas dicas de estudo pra te ajudar a estudar nesse período de adaptação e de estar em casa, que é um ambiente de muitas distrações.

 

Antes de assistir a aula:

 

Prepare seu espaço físico

 

  • Ter um lugar específico para seus estudos faz toda a diferença!

É importante que o espaço tenha materiais que facilitem o seu estudo como canetas, papel para anotação, água, luz. Opte também por assistir aula no computador ou tablete, a aula pelo celular tende a ser interrompida inúmeras vezes por notificações, e isso pode te distrair mais, além de ser dar uma descontinuidade pra aula.

  • Ligue o computador e acesse o sistema online com antecedência.

Falhas na internet podem acontecer e por isso é bom ter um tempo antes pra tentar resolver a situação

  • Não deixe abas abertas e feche outros softwares.

Quanto mais opções de se distrair, pior. Deixando outras abas abertas, logadas em redes sociais por exemplo, a breve “espiada” na rede social pode acabar se tornando vários minutos.

  • Conheça a plataforma aonde a aula será transmitida (Zoom, Google Meet, You tube).

É importante conhecer principalmente se for o Zoom e o Google Meet, ou outra plataforma aonde o aluno tenha a possibilidade de se comunicar de diversas formas com o restante da sala e com o professor, seja por ligar o microfone e a câmera, seja pelo chat da plataforma, ou por botões que possibilitem ao professor ver que o aluno está com dúvidas. Então não deixe pro momento da interação pra aprender, você pode acabar atrapalhando a aula e não conseguindo tirar dúvidas.

 

  • Microfone desligado pra que os sons do fundo não atrapalhem a clareza da aula.
  • Se possível, deixe seu vídeo aberto, além de ser muito mais proveitoso para o professor enxergar os alunos, é uma forma do aluno se policiar para não ter uma postura relaxada em sala.
  • Fone de ouvido é fundamental pra que o aluno consiga emergir na aula.
  • Garantir que seu local de estudo esteja iluminado

 

Sua preparação

 

  • Coloque uma roupa como se estivesse indo a escola.

Quando estamos em casa a nossa vontade é de vestir de forma confortável, às vezes confortável demais como no caso dos pijamas. Então tire o pijama, coloque uma roupa pra que seu cérebro entenda que você não está lá pra relaxar.

 

  • Mantenha a postura.

Nada de ficar deitado na cama assistindo a aula! E lembre-se de a cada 1 hora fazer um exercício de alongamento para não ficar com dores nas costas.

 

  • Prepare a sua mente para receber o conteúdo

Desconecte-se dos problemas e preocupações, tente ao máximo separar a vida pessoa e externa do seu momento de estudo. Pode ser muito desafiador, então um exercício de respiração pode ajudar muito nessa hora: 5 minutos prestando atenção em sua respiração. Ex: 3 x 3 x 3 x 3 (Inspira contando mentalmente até 3, segura contando até 3, solta contando até 3, segura contado até 3 e repete o ciclo).

 

Durante a aula:

 

  • Faça anotações!

Muitas vezes deixamos de anotar com o discurso de “eu vejo depois e anoto”, mas porque correr o risco? Anote na hora! Além de ajudar o seu cérebro a processar o conteúdo ao mesmo tempo em que o professor fala, isso te ajudará a se conectar ao assunto ensinado.

Dica: Procure fazer mapas mentais durante a aula com palavras e expressões chaves que você processou e que fizeram sentido.

Não sabe como fazer um mapa mental? Clique aqui e vá direto a um vídeo explicativo do nosso canal no Youtube! Além dele você vai encontrar também vários outros vídeos com outras dicas e técnicas, dá uma conferida!

 

  • Aula ao vivo

A aula é ao vivo? Melhor ainda! Interaja, faça perguntas e comentários, utilize o chat!

 

Quer saber mais sobre o nosso cursinho preparatório para concursos? Acesse nosso blog e entre em contato!