fbpx

Dominando informática: tipos de Malware em provas de concursos

Cada vez mais as provas de concursos públicos estão cobrando aos candidatos conhecimentos sobre os temidos e diferentes tipos de Malwares. Muito mais do que o famoso vírus de computador, esta matéria tem muito a ensinar para os concurseiros de plantão  


E aí, galera concurseira! Queridos alunos e alunas, tudo em cima?

Espero que sim!  E espero que se mantenham animados, firmes e fortes neste ano de 2019, pois tenho certeza que vem muita coisa boa por aí.

Hoje eu montei esse humilde texto para lembrar com vocês de alguns termos da informática que estão pegando nos concursos mais “bravos”: são os termos referentes à SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, neste texto especialmente sobre os tipos de Malware. É uma primeira parte, visto que este é um conteúdo vasto e terei que voltar aqui várias vezes para destrinchar tudo.

Esta é uma matéria que está cada vez mais forte nos concursos públicos. Se olharmos somente nos últimos anos, ela esteve presente em quase todos os grandes concursos que envolviam informática: Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, TRT’s, TRE’s, Defensorias Públicas e muito mais. Afinal de contas, falar sobre segurança na informática é algo muito atual.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Eu gosto muito dessa matéria, pois ela sempre tem muito a ensinar pra galera. Isso porque muita gente remete o Malware ao estudo dos VÍRUS. Quando na verdade é uma matéria muito maior que isso. O “coitado” do vírus é apenas uma entre as diversas ameaças que podem surgir. Então, pode ir parando desde já de ficar falando que tudo de ruim que existe na informática se resume a vírus, beleza?

 

O que é o Malware?

Hoje vou te apresentar uns caras casca grossa aqui. Uns programas ruins mesmo, que fazem o vírus parecer um ladrãozinho pé de chinelo.

Então pega o caderno de estudos, e se prepara pra anotar esses termos que estão aparecendo nesses concursos todos.

Em primeiro lugar te apresento o termo MALWARE!

Antes que você me pergunte : “Mas o que esse cara faz no computador, professor?

Malware é um termo que não define um único tipo de programa, mas sim uma categoria de programas. Malware é a abreviação de “Malicious Software” , ou seja, programas maliciosos. São os programas que fazem mal. Todo programa que tem a intenção de prejudicar você ou seu computador é um Malware, inclusive os vírus. Ou seja, tudo que vamos ver daqui pra frente são diferentes tipos de Malware.

Os tipos de Malware

A seguir vamos conhecer os tipos de Malware:

VÍRUS

Olha aí o sem vergonha! Vamos começar por ele. É difícil cravar o comportamento exato de um vírus no computador. Isso porque o vírus pode ter inúmeras formas de comportamento dentro da sua máquina. Ele pode executar ações que vão desde excluir arquivos, mudar configurações e senhas, alterar o comportamento de programas e muito mais.

Mas uma coisa vamos definir aqui e isso vai aparecer em várias questões: o vírus PRECISA que alguém clique nele para funcionar. Nenhum vírus se auto executa. Então qualquer questão ou alternativa que induza a isso estará errada. Depois que ele é clicado, seja o que Deus quiser no computador (ou melhor, o que o vírus quiser). Ele pode principalmente se multiplicar por aí. Mas a regra essencial é: necessita que alguém clique nele. O abra. O execute.

 

CAVALO DE TRÓIA (TROJAN)

Você já deve ter ouvido falar daquela treta feroz que teve na Grécia e que tem até no filme do Brad Pitt. Se sim, então, você sabe o que foi o cavalo de Tróia. Um presente, no formato de um cavalo, que na verdade era uma armadilha cheia de soldados bravos dentro dele. Isto é a mesma coisa que um Trojan faz no seu computador. Ele vem escondido dentro de algum programa, que pode até mesmo ser legítimo e verdadeiro. Mas esse cara se esconde bem. E depois que você instala aquele programa legítimo no computador, o Trojan espera o momento certo pra se revelar e atuar na sua máquina. Na maioria dos casos ele faz como os soldados da história do cavalo fizeram: derrubam os portões da cidade para outras ameaças entrarem. No caso, ele abre falhas na segurança do seu computador para programas piores entrarem.

 

WORMS

Outro tipo de Malware é o Worm. Esse cara age de forma parecida com o vírus, mas com uma diferença: ele não precisa da ajuda de ninguém. Se espalha mais do que fofoca em Facebook. Sim, os Worms se replicam de forma desenfreada. Pode se alastrar por redes, conexões e por onde ele ver caminho ele vai se espalhando e causando lentidões, travamentos e comportamentos nocivos aos computadores. Falou em computador lerdo e travando na sua prova, falou de Worms.

 

RANSOMWARES

Se na sua prova estiver escrito Hanson, é uma pergunta sobre aquela banda de irmãos loirinhos nos anos 90. Mas se for RANSOM , estamos falando de sequestro. O Ransomware é um programa que sequestra suas informações. Imagina você chegando em casa, no fim do dia, querendo usar seu computador pra jogar aquele joguinho de sempre….e de repente surge uma mensagem na tela, dizendo que suas informações foram sequestradas e seu computador está bloqueado. E só será liberado com uma senha! E para adquirir essa senha, você deverá pagar uma quantia aos sequestradores.

É isso que esse pilantra faz. Eles não roubaram nenhuma informação, mas eles bloquearam seu acesso a ela. E nesse caso, geralmente é das duas uma: ou você paga (geralmente em moedas virtuais, como por exemplo a BitCoin) ou você formata a máquina e arrisca perder tudo. Triste né?!

 

SPYWARES

Pra você que é fã do James Bond, Missão Impossível, e esses filmes de espionagem, esse cara está sempre por lá,  sendo utilizado por algum personagem nerd. Spyware é um programa espião. Esse cara após instalado, vigia tudo o que você faz em um computador. Ele vai anotar os sites que você entra, os botões que você clica, as senhas que você digita , e vai enviando um relatório para alguém, em algum lugar do mundo, que vai receber tudo isso na maior tranquilidade.

Os Spywares são um tipo de Malware que podem captar tudo, fotos de tela, teclas digitadas, locais clicados, simplesmente tudo. Ele não vai dar nenhum prejuízo com relação ao seu computador (o equipamento), mas já na sua vida, aí o assunto é outro.

 

Acabou? 

Não, estes são os principais tipos de Malwares e os frequentemente questionados nas provas de concursos públicos. Existem mais e vou fazer uma segunda parte sobre isso (ainda tem os Bots, Scarewares, Rootkits, entre outros). Assim como, também vou trazer um outro artigo sobre os mecanismos de proteção contra essa galera toda. Mas por hoje, tenho certeza que você já vai conseguir responder diversas questões com esse pequeno conteúdo.

Espero ter ajudado você a crescer um pouquinho no mundo da Informática.

Videoaulas de Informática com o Prof. Lucas Costa

 

Logo nos vemos de novo. Grande abraço!

Professor Lucas VInicius Costa