fbpx

O que dominar para ser fera em Português em concursos

É sempre uma dúvida para os alunos, ao iniciar seus estudos de Português em concursos, identificar qual ou quais conteúdos são os mais importantes e que devem ser dominados . Pensando nisso, listei os cinco assuntos que mais caem nas provas de Português da VUNESP, FCC, CESPE, CESGRANRIO e FGV– que, bem provavelmente, devem ser a banca de um dos concursos que você tem interesse.

Além das aulas a que você já assiste, é interessante dar uma “revisada” nestes tópicos sempre. Treinar, treinar e treinar, é isso que devemos fazer enquanto o edital não abre. Porque, depois que a prova já tiver uma data marcada, você vai treinar mais ainda! (risos hahaha)

Então, para dar uma ajudinha na hora da sua revisão, listei abaixo os 5 temas mais recorrentes nas principais provas de Português em concursos, porque e como estudar para cada conteúdo.  Confira:

1) Interpretação de textos

É aqui que o concurseiro apresenta mais dificuldade.  Todas as bancas cobram interpretação. Pois é…mais de 50% das questões são sobre interpretação ou sobre gramática aplicada ao texto. Portanto, treine, treine muito interpretação! Baixe algumas provas e comece agora!  Pode parecer meio clichê, mas a dica é sempre voltar no texto ao fazer as questões.

2) Concordância 

A concordância, tanto nominal quanto verbal, aparece em todas as provas. Dentre essas duas, a verbal é mais recorrente. Você deve treinar o reconhecimento e os tipos de sujeito. No caso da nominal, é preciso saber identificar o substantivo e as palavras que o acompanham na frase. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer a concordância em gênero e número.

VIDEOAULAS COM O PROF. ÁLVARO

3) Regência

As questões de regência verbal e regência nominal são “tranquilas”. Assim como no caso da concordância, a verbal é mais recorrente nas provas de concursos.  Fique ligado nos verbos que sempre caem, por exemplo, os que regem a preposição “a”. Comece pelos verbos chegar, ir, pagar, preferir, assistir (no sentido de dar assistência), obedecer, desobedecer, implicar (no sentido de acarretar).

4)  Crase

O uso da crase está interligado à regência. Para mim, o melhor é você não ficar ligado estritamente às regras gramaticais. Busque entender o sentido da crase, o que é a junção da preposição ‘a’ com (geralmente) o artigo ‘a’. Assim, evite a ‘decoreba’ daquela série de regras e exceções.

PORTUGUÊS COMPLETO PARA CONCURSOS

5) Pontuação

O uso da vírgula foi, é, e ainda será uma das maiores dificuldades dos candidatos em geral.  E, para ficar bom nisso, você tem que saber um pouco de análise sintática. A vírgula é uma pausa para promover a clareza. Quando começar a entender isso, vai ficar mais fácil para entender a vírgula (Regras básicas do uso da vírgula).

 

 

Então, sem choradeira, fora preguiça! Vamos começar, ou recomeçar, AGORA???

 

Bons estudos!

Até a próxima!