- 30 de março de 2021
- Postado por: Leo
- Categoria: Concursos, Cursos Online

Orçamento reduzido em 96%, presidenta do IBGE pedindo demissão, será que vai mesmo ter concurso IBGE 2021?
Está mais do que claro que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vive uma crise, na sexta-feira dia 26 de março a Presidenta do Instituto pediu demissão, além disso o orçamento para o Censo teve uma redução gritante de 96%, indo de R$ 2 bilhões para apenas R$ 71,7 milhões.
Após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), na Comissão Mista de Orçamento (CMO), o corte de verba aconteceu, o que pode inviabilizar a pesquisa sobre a população brasileira e cancelar o concurso público de mais de 204 mil vagas.
O instituto perdeu a verba porque o Congresso redirecionou o dinheiro destinado ao Censo 2021 para outros setores da sociedades e obras de interesse dos parlamentares.
As vagas para o concurso estavam distribuídas no país todo, em 5,297 municípios de todos os estados, sendo uma ótima oportunidade de emprego formal para milhares de brasileiros que vivem uma a crise econômica que se instalou no Brasil.
Com as provas previstas para serem realizadas em 18 e 25 de abril, o IBGE planejava visitar todas as residências do país (cerca de 71 milhões) a partir de agosto deste ano.
IBGE e Cebraspe não informam o que acontecerá com o concurso
O IBGE afirmou que “solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procesimentos no tocante à operação censitária que por lei deve ser realizada a cada dez anos”.
Nem a banca organizadora Cebraspe e nem o instituto se pronunciaram também com relação ao número de inscritos para o concurso, e nem como funcionaria o processo de devolução das taxas de inscrição em caso de cancelamento da prova.
Em 2020, na primeira vez que o Censo foi adiado as taxas de inscrição foram devolvidas para quem pediu reembolso.
Ao longo do ano o Congresso pode alterar a verba do IBGE, mas não há garantia que vai acontecer. Na sexta-feira, após a votação do Orçamento no Congresso, a presidente do IBGE Susana Guerra pediu demissão do cargo, alegando questões pessoais e que vai permanecer no cargo até nomeação de um substituto.
Risco para o Censo
A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) declarou que “ os cortes no orçamento do Censo representam um enorme risco a um levantamento consistente e exaustivo pelo território nacional”.
A inviabilização da pesquisa seria uma “afronta à população brasileira, à democracia, aos gestores públicos, aos técnicos do IBGE, aos analistas de mercado e aos centros de pesquisa e universidades”
Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (Assibge) afirmou que o corte no Censo foi “uma granada resultante da combinação entre um forte ajuste fiscal nas despesas obrigatórias e uma larga ‘generosidade’ com os militares e as emendas parlamentares”.
O IBGE abriu ao todo quatro editais, e segundo o instituto os outros concursos que não estão diretamente relacionados ao Censo não serão afetados, alguns desses cargos seguem com inscrição aberta até quarta-feira (31).
Entre em contato com nossas consultoras:
3909-5800
Fonte:
Uol