O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 17 de junho, o edital oficial da Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como CNU Professores. A avaliação integra o programa Mais Professores para o Brasil e será uma das etapas de seleção para contratação de docentes em redes públicas de ensino.
As informações sobre o CNU PROFESSORES foram divulgadas na terça-feira dia 17 de junho. O edital traz algumas regras e informações importantes, e se você deseja prestar este concurso, precisa saber!
Quando serão as inscrições do CNU Professores?
As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho de 2025, exclusivamente pelo site oficial da prova: pnd.inep.gov.br/pnd. A taxa de participação é de R$ 85, com prazo de pagamento até 31 de julho.
⚠️ Importante: pagamentos duplicados ou com valores diferentes não serão reembolsados.
Quem pode solicitar isenção da taxa?
Candidatos que se enquadram em ao menos um dos critérios abaixo poderão pedir isenção entre os dias 30 de junho e 4 de julho:
-
Estudantes habilitados inscritos como concluintes em cursos de licenciatura no Enade 2025;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no CadÚnico;
-
Doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Estrutura da prova do CNU Professores
A avaliação será composta por diferentes instrumentos, que vão além da prova objetiva. Confira:
-
Prova teórica objetiva (80 questões de múltipla escolha)
-
Prova discursiva (1 questão)
-
Questionário do participante
-
Questionário contextual
-
Questionário de percepção da prova
Prova teórica (objetiva)
Será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro de 2025, com duração total de 5h30. A estrutura da prova será:
-
Formação Geral Docente: 30 questões de múltipla escolha comuns a todas as licenciaturas;
-
Conhecimentos Específicos: 50 questões voltadas à área de formação do candidato.
Horários do dia da prova:
-
Abertura dos portões: 12h
-
Fechamento dos portões: 13h
-
Início da prova: 13h30
-
Encerramento: 19h
Prova discursiva
Os candidatos também responderão a uma questão discursiva, abordando temas da Formação Geral Docente. Serão avaliados critérios como coesão, coerência, clareza, argumentação e domínio da norma culta da língua portuguesa.
A resposta deverá ter no máximo 30 linhas e ser redigida com caneta preta de material transparente.
Para que serve a Prova Nacional Docente?
A PND/CNU Professores é parte do esforço do Ministério da Educação para fortalecer o acesso de professores qualificados à educação pública em todo o país. O desempenho na prova poderá ser utilizado como base para concursos e processos seletivos de redes municipais, estaduais e federais que optarem por aderir ao programa.
No entanto, a inscrição na PND não substitui a inscrição específica nos concursos das instituições que utilizarem a nota da prova. Cada ente federativo terá autonomia para definir como utilizar os resultados e quando abrir seus processos seletivos.
Quer saber mais sobre este concurso e começar a sua preparação?
Entre em contato com nossas consultoras:
3909-5800